Catimed-Produtos Hospitalares Lda, Capacete Hipotérmico

 
 
 

Capacete Hipotérmico

 
 

Aplicação

 
O capacete hipoténnico ElaSloGel minimiza a perda de cabelo durante o tratamento com quimioterapia.
 

Descrição

 
O capacete hipotérmico Elasto-Gel é fabricado a partir de um termohidrogel que tem como propriedade principal a retenção durante longo tempo da temperatura inicial.
Uma quantidade significativa de energia térmica - elevado calor especifico - é necessária para que um termohidrogel mude de temperatura.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Identificação Geral

 
Foi demonstrado que a hipotermia do epicrânio reduz o fenómeno de alopecia provocado pelo tratamento de quimioterapia. Os traumatismos psicológicos e sociais provocados pela queda de cabelo são tais que todos os esforços deveriam ser feitos para evitar essas complicaçõcs. O capacete hipotérmico Elasto-Gel mantido a uma temperatura baixa durante mais de uma hora durante uma situação de uso, favorece a vasoconstricção dos vasos sanguíneos epicranianos, seguindo-se a base do pescoço. Ele mantém-se perfeitamente no lugar cm qualquer posição devido a uma fita ajustável ao queixo, mantendo-se flexível em qualquer temperatura.
 
 
 
 
 
O capacete hipotérmico reduz a queda de cabelo, se for utilizado 15 minutos antes do tratamento de quimioterapia.

As luvas e meias da Elasto-gel são fáceis de usar, confortáveis e não tóxicas, estas são ainda reutilizáveis e pode ser utilizadas em tratamentos de frio e calor.
As luvas evitam ainda a queda de unhas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Modo De Emprego

 
 
O capaccte hipotérmico Elasto-Gel deverá peermanecer pelo mcnos uma noite num congelador fechado a uma temperatura compreendida enlre -25°C c -30°C.
É necessário quc a temperatura do couro cabeludo permaneça durante o lratamento a 20/22°C.
 
 
 
Antes de se colocar o capacete é neccssário:
Humedecer ou molhar bem a cabeça com água fria, com a ajuda de um vaporizador, de modo a que a temperatura desça até aos 32°C.
Proteger as orelhas através de compressas ou de algodão para evitar que gelem.
 
 
 
Colocar o capaccte 10 a 15 minutos antes do início do tratamento, mantê-lo bem no lugar, e retirá-Io 30 minutos após o fim do mesmo.
É necessário começar a aplicar o capacete desde o primeiro tratamento, de modo a obter uma máxima eficácia.
 
 
 
 

Importante

 
 
Antes de colocar o capacete, após a sua utilização, no congelador é necessário secá-lo, de modo a evtar o risco de cristalização!
 
 
 
Nunca mergulhar o capacete hipatérmico..em àgua!
 
 
 
Colocar sempre o capacete ne congelador dentro de um saco de plástico!
 
 
 
 
 
 

LUVAS para HYPOTHERMIA

 
 

Indicação

 
Indicada para evitar onicólises (queda das unhas) e toxinas na pele causadas pelo tratamento com Docetaxel.
 
 
 

Descrição do produto

 
As luvas hipotérmicas Elasto-gel estão feitas à base de hidrogel de glicerina, o qual mantem a sua flexibilidade mesmo quando congeladas. A cobertura é feita de material elástico à prova de água. A faixa no punho é usada para manter as luvas na sua posição durante o tratamento.
 
 
 

Acessorios

 
Luvas descartáveis para utilizar debaixo das luvas hipotérmicas.
 
 
 
 

Informação geral

 
 
Unhas (discromia eonicólise) e toxicidade cutânea ocorre em cerca de 50% dos pacientes tratados com docetaxel. Pode causar inflamação, perturbação neurogénica, distúrbios angiogénicos e/ou infecção.
Ficou provado por um estudo de caso-controle multicêntrico(*) que a luva congelada flexível Elasto-Gel reduz significativamente a unha e toxicidade cutânea associada com docetaxel e fornece uma nova ferramenta na gestão de cuidados de suporte para uma melhor qualidade de vida para o paciente.

(*) Dr. F. Scotté, et al., Journal of Clinical Oncology, Vol. 23, N° 19 (1 July 2005), 4424-4429, "Multicenter Study of a Frozen Glove to Prevent Docetaxel-Induced Onycholysis and Cutaneous Toxicity of the Hand"
 
 
 
Resultados: •vs. control: nail toxicity 11 vs 51%
skin toxicity 24 vs 53% (p=0.0001)
  • no onycholysis (grade 2) with glove protection
  • increased median time until nail toxicity occurrence


Contra-indicações:
  • doença de Raynaud
  • metástase Distal
  • arteriopatia distal
  • intolerância ao frio
 
 
 
 
 

Nota importante

 
Manter as luvas num saco plástico dentro do congelador entre as temperaturas -18º a -21ºC. Não deixe o produto molhado: o gel irá absorver água e inchar. Se o produto estiver húmido, coloque-o sobre uma superfície plana e permitir que seque totalmente antes de continuar o uso.

Medical Device, Class I, European Directive 93/42/EEC
 
 
 
 

MEIAS para HYPOTHERMIA

 
 

Indicação

 
Indicada para evitar onicólises (queda das unhas) e toxinas na pele causadas pelo tratamento com Docetaxel.
 
 
 

Descriçao do produto

 
As meias hipotérmicas Elasto-gel estão feitas à base de hidrogel de glicerina, o qual mantem a sua flexibilidade mesmo quando congeladas. A cobertura é feita de material elástico à prova de água. A faixa no punho é usada para manter as luvas na sua posição durante o tratamento.
 
 
 

Acessorios

 
Meias descartáveis para utilizar debaixo das luvas hipotérmicas.
 
 
 
 
 

Informação geral

 
Unhas (discromia eonicólise) etoxicidade cutâneaocorre em cerca de 50% dos pacientes tratados com docetaxel. Pode causar inflamação, perturbação neurogénica, distúrbios angiogénicose/ou infeção. Ficou provadopor um estudo decaso-controle multicêntrico(*) que a meia congelada flexível Elasto-Gel reduz significativamentea unha e toxicidade cutânea associada com docetaxele fornece uma nova ferramenta na gestão de cuidados de suporte para uma melhor qualidade de vida para o paciente.
 
 
 

Results

 
  • vs. control: nail toxicity 11 vs 51%
  • skin toxicity 24 vs 53% (p=0.0001)
  • no onycholysis (grade 2) with glove protection
  • increased median time until nail toxicity occurrence
 
 
 

Contra-indications

 
  • doença deRaynaud
  • metástaseDistal
  • arteriopatiadistal
  • intolerância ao frio

(*) Dr. F. Scotté, et al., Journal of Clinical Oncology, Vol. 23, N° 19 (1 July 2005), 4424-4429, "Multicenter Study of a Frozen Glove to Prevent Docetaxel-Induced Onycholysis and Cutaneous Toxicity of the Hand".
 
 
 
 
 

Instruções de uso

 
Conservar o produtono congelador porum mínimo de duas (2) horas. Pode ser deixada no congelador indefinidamente até voltar a ser preciso para uso. Ele permanecerá flexível mesmo a -30° C. Remover o produto antes de descongelar o congelador.
 
 
 

Instruções de limpeza

 
Limpe a superfície com agua e sabão, enxague e deixe secar. Nunca coloque as luvas de molho em água.
 
 
 

Nota importante

 
Manter as luvas num saco plastico dentro do congelador entre as temperaturas -18º a -21ºC.
Não deixe o produto molhado: o gel irá absorver água e inchar. Se o produto estiver húmido, coloque-o sobreu ma superfície plana e permitir que seque totalmente antes de continuar o uso.

Medical Device, Class I, European Directive 93/42/EEC